Tuesday, April 24, 2012

Edilson, o Italiano

Quem é o Edilson do Jornal Impacto?
Isto anda no no ar desde o passado derby, e com o passar dos dias, mais difícil é conseguir uma resposta lógica a esta pergunta. Pela "web" fora, as poucas referências que se vão encontrando são rapidamente reduzidas a "copy-paste" deste blog, sem nada de novo. Por entre os jornais, só O Jogo deu destaque. Por entre os Jornalistas, ninguém ouviu falar da personagem. Existe num fórum portista uma referência a que possivelmente seja Edilson Patrocínio, um blogger Brasileiro, mas isso foi uma confusão de google, logo a teoria caiu por terra passados uns links.

Só restava uma coisa. Investigar a fundo. Para isso foi necessário entrar em contacto com diversas empresas e organizações, para que pudéssemos fazer um bom trabalho. O único jornal que deu destaque ao sucedido na conferência de imprensa foi O Jogo. Após um breve telefonema, foi-nos informado que o senhor identificou-se perante os restantes jornalistas, já com a câmara desligada, como trabalhador do Jornal Impacto de Vitória da Conquista, na Bahia. Isso foi necessário porque existem vários jornais com esse nome em solo Brasileiro, daí a confirmação.

O passo seguinte foi contactar o dito Jornal Impacto, e para isso recorremos a um dos nossos enviados especiais em terras de Vera Cruz, o Nélson, que entrou em contacto com o director desse mesmo jornal, questionando-o sobre a existência do Edilson e da cobertura do derby Português. A resposta foi, e passo a transcrever: "Não trabalha aqui ninguém com esse nome não. Nem sequer temos alguém com esse nome em regime freela e não cobrimos a Liga Portuguesa, apenas a regional do nosso estado." O nosso repórter teve a amabilidade de gravar a conversa.

Com estes factos, tentamos entrar em contacto com o departamento de comunicação do Sporting, mas não obtivemos sucesso. Inconformados, resolvemos ligar para o Benfica, e fomos bem atendidos. No departamento de comunicação do clube encarnado, a senhora que nos atendeu estava bastante entusiasmada com o que lhe contamos, acerca da resposta do Jornal Impacto, e disse-nos para tentarmos Alvalade por outros meios. Assim o fizemos. Entretanto, deixamos o nosso contacto para quando Ricardo Lemos, assessor de comunicação do Benfica (também pensei que era director, mas ela negou isso), estivesse disponível para entrar em contacto connosco, o que nunca aconteceu. Ainda hoje esperamos a ligação de volta, entre tentativas diárias de ligar para lá, sem que nos atendam o telefone.

Então, após sugestão da nossa simpática amiga do Benfica, conseguimos o contacto pessoal de uma das assessoras de comunicação do Sporting. Quando nos atendeu, não estava à espera de alguém "estranho", mas foi isso que teve deste lado. Quando confrontada com a eterna pergunta, Quem é o Brasileiro que perguntou pelo penálti ao Jazuz, ela ficou notoriamente ofendida e depressa disse que não era Brasileiro, mas sim Italiano (daí o "trabalho num jornal brasiliano") e que era presença assídua na sala de imprensa de Alvalade, mostrando até bastante afinidade com o senhor. Confirmou-nos que tinha carteira de jornalista freelancer, por isso não entrou lá como penetra, que era o que queríamos saber, e disse que o senhor fazia peças jornalísticas para alguns jornais no Brasil, entre os quais o Impacto, onde cobria a liga Portuguesa.

"Mas... acabámos de ligar com o director desse mesmo jornal e ele disse que isso era mentira..." dissemos nós.

A senhora, que até então estava a ser surpreendentemente prestável, parou uns momentos, desconversou e despachou-nos, começando a falar em "casos", "não-casos", "nem o Benfica investigou isso, que querem vocês?" e desligou, após um "não vos posso ajudar mais, esqueçam este assunto..."

O passo seguinte foi contactar alguns jornalistas que frequentam Alvalade, e ninguém sabe quem é o Edilson Italiano, presença assídua em Alvalade. Apenas um jornalista, Brasileiro naturalizado Tuga disse que sabia mais ou menos quem era. "Um Sportinguista que usa a carteira de jornalista para ver os jogos do Sporting à borla". Mas que não sabe o nome nem nada sobre ele, e como já está reformado é complicado de saber. No entanto, continua a investigar o caso, assim como Marinho Neves se disponibilizou para tentar encontrar respostas para esta investigação.

Até lá, esperámos pelo telefonema do senhor Ricardo Lemos, esperamos que a senhora da assessoria do Sporting nos atenda novamente o telemóvel (hoje atendeu, mas despachou-nos com um "liguem mais tarde por favor!", sem nunca mais atender), e esperamos que alguém, ao ler este post, saiba explicar mais sobre o Sportinguista italiano com sotaque brasileiro que vai à borla ver o Sporting e faz perguntas a Jazuz sem eira nem beira.

No comments:

Post a Comment