Anderson da Silva (São Paulo, 14 de abril de 1975) é um lutador brasileiro especialista em Muay thai e atual campeão mundial peso médio (até 84 kg) do UFC. Na atualidade, é o maior representante das artes marciais brasileiras no mundo.
Nascido em São Paulo, aos 4 anos de idade foi morar com os tios em Curitiba, onde começou aos 7 anos com o Taekwondo, na qual se tornou faixa preta com 18 anos de idade. No Muay Thai, Anderson foi segundo faixa preta (junto com Katel Kubis) formado pelo Mestre Fábio Noguchi em Curitiba. Ele também é faixa preta em judo e faixa preta de jiu jitsu dos irmãos nogueira (Minotauro e Minotouro). A origem de seu apelido vem de um anuncio que citou o aranha por causa de uma camisa que usava no dia de um evento, minutos antes dele entrar no ringue e até hoje esse apelido perdura. Também é relacionado por conta da sua ágil performance e estilo de luta no ringue. Anderson Silva tem cinco filhos.
Carreira no MMA
A rigor Anderson estreou em um torneio em forma de GP onde teria uma semifinal antes da final. Anderson foi o campeão desse GP vencendo duas lutas. Mas consideram que ele estreou, "oficialmente", no Mecca, onde foi derrotado pelo também brasileiro Luiz Azeredo por decisão dividida dos juízes. Após essa luta, conseguiu nove vitórias seguidas, sendo seis delas por (T)KO. Nessa série de vitórias, ele venceu Hayato Sakurai, luta em que obteve o título de campeão peso médio do Shooto.Pride e Cage Rage
Silva vs Steibling |
Anderson venceu também, o então campeão dos pesos meio-médios, o canadense Carlos Newton. Silva ganhou com uma joelhada depois de Newton tentar golpeá-lo.
No Pride 26, Silva enfrentou Daiju Takase, que considerando seu cartel até então de quatro vitórias e sete derrotas, credenciava a Anderson o favoritismo. Porém, o japonês conseguiu uma queda logo no início na luta, e conseguiu manter no chão até finalizar o brasileiro com um triângulo.
Após a derrota para Takase, Anderson Silva lutou em outros eventos. No Conquista Fight 1, venceu o brasileiro Waldir dos Anjos por nocaute técnico. Em 2004, lutou no Gladiator FC: Dia 2 enfrentou o lutador Jeremy Horn, na qual obteve uma vitória por decisão. Três meses depois, Silva fez sua estreia no Cage Rage na Inglaterra. No Cage Rage 8 Anderson lutou e derrotou Lee Murray por decisão.
Naquele mesmo ano, Silva retornou ao Pride para enfrentar Ryo Chonan. O japonês conseguiu finalizar Anderson Silva no terceiro assalto após sofrer vários golpes durante a luta.
Após a derrota, Anderson continuou a lutar no Cage Rage, e em outros eventos. Depois de defender com sucesso duas vezes seu título no Cage Rage, Anderson Silva lutou no Rumble on the Rock 8 contra Yushin Okami na primeira fase do torneio dos médios. Nesta luta chutou o rosto de Okami em posição de guarda, que pelas regras do evento era proibido. O japonês poderia voltar a luta, mas prefiriu não continuar, o que resultou na desqualificação de Anderson Silva.
Carreira no UFC
No ano de 2006, Silva passou a combater no Ultimate Fighting Championship no evento Ultimate Fight Night 5, com vitória sobre Chris Leben. No dia 14 de outubro de 2006, no UFC 64, Anderson Silva teve a oportunidade de disputar o cinturão da categoria de pesos médios no UFC contra Rich Franklin, onde venceu no primeiro round de forma arrasadora. Foi o segundo oponente que derrotou Franklin, depois de Lyoto Machida.Defesas do Cinturão
Silva vs Lutter |
Silva vs Henderson |
Em 1 de março de 2008, no UFC 82, Silva lutou contra o campeão dos médios do Pride, Dan Henderson, em uma disputa de unificação de título (títulos do UFC e Pride). Anderson defendeu o seu título ao derrotar Henderson com um mata-leão no segundo assalto.
Cerca de quatro meses depois, no UFC Fight Night: Silva vs Irvin em 19 de julho de 2008, Silva fez sua estreia nos meio-pesados (até 93 kg) contra James Irvin. Anderson venceu por nocaute em 1:01 do primeiro assalto.
Silva vs Leites |
No UFC 97 Anderson Silva lutou e venceu Thales Leites por decisão unânime, defendendo seu cinturão e obtendo sua nona vitória consecutiva no UFC, recorde do evento. Thales Leites foi o único homem, até então, na história do UFC a lutar com Anderson Silva nos 5 assaltos até a decisão dos juízes. A multidão vaiou várias vezes o seu desempenho sem brilho, expressão entediada, e as tentativas frustradas de incitar o seu adversário na luta, e no 4º e 5º assalto, Anderson chegou a dançar, e baixar a guarda e golpeou o adversário, sem que houvesse retaliação.
No UFC 101, Silva mais uma vez lutou nos meio-pesados, desta vez contra o ex-campeão da categoria Forrest Griffin. Griffin foi derrubado por três vezes no primeiro assalto. Após o terceiro knockdown, Forrest sinalizou que ele estava acabado, e Silva foi declarado vencedor por nocaute.
Silva vs Maia |
No UFC 117, em uma luta difícil, após perder os quatro primeiros rounds contra o estadunidense Chael Sonnen, Anderson Silva partiu para o tudo-ou-nada no último round e acabou conseguindo uma vitória extraordinária em uma finalização com um arm lock após aplicar um triângulo de perna.Nesta luta Anderson afirmou ter lutado com a costela trincada, contra as recomendações de seu médico.
A próxima luta do Anderson seria uma revanche para Chael Sonnen, mas o mesmo foi pego no exame anti-dopping. Sendo assim, Silva defendeu e manteve o cinturão dos médios no UFC 126, que aconteceu no dia 6 de fevereiro de 2011, em Las Vegas, onde ele lutou contra o compatriota Vítor Belfort. A luta durou pouco menos de 4 minutos, com Belfort sendo nocauteado por um forte chute frontal no rosto, disparado por Silva.
Títulos
Shooto- Campeão Meio-Médio do Shooto.
- Campeão Meio-Médio do Cage Rage.
- Recordista de defesas de cinturão na divisão dos médios.
- Só fez lutas por disputa de cinturão, vencendo todas.
- Invicto no evento.
- Atual campeão do cinturão dos Médios do UFC.
- Vencedor da Luta da Noite (3 Vezes).
- Vencedor da Finalização da Noite (2 vezes).
- Vencedor do Nocaute da Noite (2 vezes).
- Unificou os Cinturões Peso-Médio do UFC e Meio-Médio do Pride.
- Recorde de maior número de vitórias consecutivas no UFC (13).
- Recorde de maior número de vitórias consecutivas em defesa de título no UFC (8).
- Luta do Ano (2010): Anderson Silva vs Chael Sonnen no UFC 117.
Fonte: www.wikipedia.org
No comments:
Post a Comment