Friday, June 29, 2012

Pontapés da marca de grande penalidade


Paulo Bento é um treinador metódico, exigente e meticuloso e que, como todos nós sabemos, leva já as substituições pensadas ainda antes do jogo começar e, salvo raras excepções, tudo segue conforme o plano de jogo delineado. Para o bem e para o mal.


Os penalties deverão ser dos momentos mais sui generisdurante um jogo de futebol. Os melhores jogadores do mundo já falharam nesses momentos. Por muito e bem que um jogador tenha treinado, se no momento da verdade a “tremideira” aparece e a desconfiança aparece, a lei de Murphyimpera. “Se duvido que vou conseguir marcar então falharei mesmo”.


Paulo Bento, até nos penalties, decidiu ser ele a definir a sorte. Vimo-lo, rodeado dos seus adjuntos, a definir a lista dos marcadores dos pontapés.  Só depois de os ter escolhido, resolveu juntá-los e lançar umas palavras de incentivo.


Como disse anteriormente, os penalties são momentos sui generis. Talvez o único momento do jogo em que o jogador é que tem a obrigação de se impor ao treinador e ser ele, o jogador, a decidir se entra em campo ou não.

(E antes que me venham falar no Bojinov, estou a referir-me aos pontapés da marca de grande penalidade, não aos vulgares penalties a punir faltas dentro da grande área. Aí, o contexto é outro, é parte integrante do próprio jogo, e deverá seguir-se o plano traçado)

Tanta conversa para chegar a isto:

Super Mário Boss

"O Mário veio ter comigo e disse que queria marcar o primeiro penaltie.
"Significa que ele tem um imenso carácter. Penso que ele foi excelente," disse Prandelli.


E ainda isto:

- Del Bosque: "Marcas o segundo."
- Fàbregas: "Não, marco o quinto." 


E mesmo com as indicações do Paulo Bento, o Bruno Alves podia ter marcado o terceiro penaltie e o Nani o quarto. Ou o Cristiano o primeiro.




"De acordo com as regras do jogo, Cristiano Ronaldo poderia ter marcado qualquer dos pontapés da marca de grande penalidade de Portugal. É hábito que as equipas forneçam a lista com os nomes dos marcadores e a ordem em que irão marcar, mas isso pode ser alterado sem ser necessário a permissão dos árbitros do jogo." 

Graham Poll, ex-árbitro inglês na sua habitual crónica no Daily Mail. 




Por um instante, desejei que os jogadores tivessem um momento "Ricardo Carvalho" e mandassem o Paulo Bento dar uma volta e marcassem eles os penalties como quisessem.  

Creio que se fossem eles a decidir, o Moutinhonão marcaria o primeiro penaltie. Provavelmente, nem marcaria nenhum.


Modo Selecção Off.
Modo Sporting On.




SL

No comments:

Post a Comment