Friday, November 25, 2011

Empreendedores aprendem dicas para gerir um bom negócio

Todos os dias, milhões de pessoas no mundo decidem montar um negócio. Para ajudar a transformar ideias em empresas de sucesso, está sendo realizada em mais de cem países a Semana Global do Empreendedorismo.
No Brasil, são mais de 3 mil atividades diferentes para preparar um time de novos empreendedores.
Sonho de independência financeira. Sonho, quem sabe, de um sucesso tamanho GG. “Achei que eu ia bombar”, lembra a comerciante Malu Ribeiro.
Muitos acham. Mas quem se prepara? “A gente não tem muita teoria, vai meio naquela coisa de ver a vitrine de alguém e montar”, confessa Malu.
Se a primeira loja fechou em dois anos, a segunda tem que dar certo. “Agora é um recomeço”, ela avalia.
O consultor Gustavo Carrer aponta os caminhos: “O consumidor ele é sensorial. Tudo que ele ouve, sente, vê influencia demais no consumo”.
Pois é. Se a loja não vende plantas, para que duas bem na entrada? O cartaz diz para o cliente subir até bazar. É para esquecer de tudo que está na moda? Vitrine confusa não ajuda!
“Os produtos da vitrine precisam ser uma amostra do que há de mais interessante e mais novo da loja”, avisa o consultor.
Só no estado de São Paulo, o sonho de abrir um negócio próprio faz nascerem, todos os dias, em média, 574 empresas. Sabem quantas dessas vão fechar as portas só no primeiro ano? 155. E depois de cinco anos? Mais da metade vai ter desaparecido. Mas existem maneiras simples e baratas que podem evitar esse pesadelo dos empreendedores.
É preciso calcular bem receitas e despesas; não misturar finanças pessoais com as da empresa; ter atenção a cada passo da concorrência; inovar, mesmo quando os negócios vão bem. E sempre planejar!
Malu foi para a sala de aula e descobriu, por exemplo, que o planejamento da vitrine começa na compra dos produtos. “Como é que ele vai sugerir um look para o cliente dele, se ele não fizer essa coordenação antes?”, questiona o vitrinista Rogério Wolf.
Enquanto mudava quase tudo na loja, a empreendedora mudava também a própria maneira de pensar. “Descobri que não é tão difícil melhorar as coisas. É só ter o foco e batalhar em cima daquilo”, diz.
O presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, deu, com exclusividade para o site do Jornal Nacional, dez dicas para seu negócio dar certo. Confira abaixo: 

1) Planeje-se sempre;

2) Respeite sua capacidade financeira;

3) Não misture as finanças da empresa com finanças pessoais;

4) Fique de olho na concorrência;

5) Prospecte novos fornecedores;

6) Tenha controle do seu estoque;

7) Marketing não se resume a anúncio, invista em outras estratégias;

8) Inove, mesmo que seja um produto/serviço de sucesso;

9) Invista sempre na formação empresarial;

10) Seja fiel aos seus valores e do seu negócio.

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