Wednesday, February 29, 2012

Boavista não... Boavistão!

Imagem retirada do blog Wehavekaosinthegarden


Desde muito cedo aprendi a respeitar os adeptos dos clubes periféricos do Porto. Salgueiros, Penafiel, Leixões, Leça e Boavista foram sempre pequenos "amores" que tive ao longo da minha adolescência. Ao contrário de Braga e Guimarães, que camuflavam (e ainda camuflam) benfiquismo e portismo para se dizerem 100% apoiantes da sua terra, estes pequenos (grandes) clubes portuenses, e seus adeptos, sempre foram um verdadeiro exemplo de orgulho da terra e de apoiarem o seu clube (basta ver a afluência aos jogos, mesmo quando estão na II B.)

Quando o Boavista foi castigado, uma parte de mim ficou extremamente contente, pois finalmente via-se o "polvo" a começar a perder tentáculos, mas a minha parte emocional ficou muito afectada, pois sempre gostei de ver aquele clube em acção, e sempre adorei os seus adeptos, geralmente pessoas de um nível intelectual superior, que em teimosia revolucionária, se recusavam a apoiar a vertente "corrupcionária" do Fóculporto.

Mas vamos ao que interessa. Durante estes últimos anos, sob a gerência de Álvaro Braga Júnior, o Boavistão esteve na penumbra, em bancarrota atrás de bancarrota, investidores falsos e terrivelmente castigado no plano judicial, sem que os verdadeiros responsáveis (La famiglia Loureiro) fossem punidos. Agora, após a intervenção de mais um dos tribunais comprados que temos em Portugal, os mesmos que diminuem as penas ao Bibi e deixam sucateiros, varas, pseudo-engenheiros, nogueiras leites e dias loureiros cá fora, o Boavistão foi ilibado das acusações de compra de árbitros e de corrupção. Valentim Loureiro, o eterno absolvido, nunca deixou de ter mão no clube, controlando Alvaro Braga Junior (por quem eu tinha uma profunda admiração quando o ouvia na Antena 1), pagando-lhe o salário através do Bingo do clube (que do clube não tinha nada, pois pertence à famiglia Loureiro), e agora prepara-se para regressar em grande, para ser de novo a cabeça do Polvo, agora com o seu Boavista na primeira divisão.

Pinto da Costa tem perdido o poder que o caracterizava, só conseguindo manter a sua influência no mundo do futebol, e sem Valentim e Fernando Gomes, as suas ligações extra-futebol têm vindo a cair como aviões da TAAG. Agora, com o Major de novo em cena, prepara-se mais uma década (no mínimo) de corrupção ao mais alto nível, com a conivência de magistrados, juízes, advogados e toda a espécie de corja corrupta que nos deveria servir, ao povo.

Não sei se isto realmente irá acontecer, mas antecipando esta "promoção" do clube, foram postas algumas questões ao nosso próximo entrevistado sobre o Boavista, que espero que me esclareçam, e a todos os nossos leitores, sobre o que realmente se está a passar com o "nosso" Boavistão. Amanhã saberemos.

Abraço.

PS: Um abraço especial aos nossos leitores "boavisteiros" que vendo o seu clube ser usado como uma marioneta para outros fins, especialmente para servir interesses de outros clubes e de alguns partidos, nenhuma culpa têm desta máfia que os assola, nem quero que pensem que desejo o mal ao Boavista, pois como disse, é um dos meus clubes favoritos. 

No comments:

Post a Comment