Por Bruna Duarte
Os países estão em crise, sabem por quê? Por causa da alta dos alimentos que vem crescendo a cada dia mais. A produção permanece em nível elevado, mas como muitos ainda apostam na escassez dos alimentos, os preços continuam sofrendo uma elevação muito alta. Os vendedores mantêm suas reservas afastadas do mercado para incentivar o aumento dos alimentos, criando enormes benefícios para si próprios e esquecendo de milhares de outras pessoas.
Em muitos países, os grandes supermercados estão a ponto de obter o monopólio do poder e aumentam os preços muito mais do que o justificado pela alta de preço dos produtos agrícolas.
Muitos dizem que a principal causa da crise é que os países estão comendo mais e que a economia mundial cresceu 20% nos ultimos 20 anos, aumentando o consumo dos países emergentes como China, India e Brasil, onde vive uma parcela de mais de 30% da população mundial. Mas as principais causas desta crise realmente são o desenvolvimento global, a população em franca expansão, as secas, que estão atingindo alguns dos principais produtores mundiais de alimentos, o auto-preço do petróleo, a especulação financeira, o enfraquecimento do dólar, etc.
Sabem quais são os alimentos que apresentam maior elevação dos preços? São eles: o trigo, que aumentou 150% no período de março de 2007 e março deste ano; o arroz cresceu quase 17% em 2007 e 30% em 2008; o milho subiu 35% entre março do ano passado e março de 2008. Nos países que dependem da exportação, os preços cresceram ainda mais.
É isso ai! Os preços aumentaram e as pessoas passam a trocar os alimentos que já estavam acostumados a consumirem por outros que o dinheiro pode comprar. Enquanto isto o presidente do Brasil tenta mascarar o problema, mas será que ele vai conseguir por muito tempo?
Foto: internet